29 março 2017

DICAS DE ESCRITA

Resultado de imagem para garota escrevendo
Olá pessoal,tudo bem com vocês?
É a Jenny de novo:D
Bem,na minha primeira postagem aqui,tive um pedido de postagem muito especial da Melissa,em que ela pedia que eu desse dicas de escrita para vocês,então cá estou eu.Vou ressaltar logo no começo que eu não sou a melhor escritora do mundo,nem nada,mas vou tentar passar para vocês o que geralmente funciona comigo,então vamos lá.

TEMAS 
Geralmente o que mais temos problema é em pensar sobre o que vamos escrever,e apesar de eu não ser a pessoa que mais ama temas no mundo,tenho que reconhecer que nos momentos de pane criatividade é a eles que recorro em busca de inspiração,então,acho super válido você buscar temas diferentes e se desafiar,e caso você não goste de temas use apenas quando não tiver mais jeito.
*Desafio:Peça para alguém que você conheça dizer uma palavra aleatória,e tente escrever baseada nessa palavra*

LIDANDO COM O BLOQUEIO CRIATIVO
Para ajudar na hora daquele bloqueio o que eu recomendo fazer é relaxar um pouco,leia,ouça uma música,saia,passeie,e esqueça um pouco do texto.Se nada disso resolver então largue um pouco,vá para outras ideias,dê uns dias e depois tente novamente,talvez você não esteja tão inspirado para a sua ideia original,mas consiga escrever outra ideia ainda melhor.

ORGANIZANDO AS IDEIAS
A organização das ideias,além de te ajudar com o decorrer do texto,vai te fazer enxergar além da escrita.Para organizar de forma simples e completa você tem algumas opções,se você prefere usar um caderno ou caderneta pode fazer uma tabela simples usando uma régua como divisória,de um lado você escreve seus temas,do outro anota as ideias principais do texto em tópicos.Se você prefere usar o computador é só criar uma tabela simples no Word,e fazer como se fosse num caderno,a ideia é a mesma,os temas de um lado,as ideias do outro e pronto.



REESCREVER

Já pensou que talvez você tenha escrito algo ótimo,mas algumas ideias ficaram perdidas lá dentro pela dificuldade que você teve em escrever?!Então é sempre bom pegar seus textos mais antigos e reescrever,mude alguns períodos,dê mais coesão a seu texto e se redescubra.

PEÇA AJUDA
Eu sei que muitas vezes temos vergonha de mostrar o que escrevemos,mas achamos que vão nos criticar,que não é bom o suficiente e acabamos guardando e esquecendo.Só que ao pedir ajuda de alguém você pode melhorar ainda mais a sua escrita,a pessoa pode ver erros de gramática,ou indicar as ideias que não ficaram muito claras e você pode aumentar o nível do texto em 100%
Se você não se sente muito confortável para mostrar para as pessoas conhecidas,você pode recorrer a um outro blogueiro que você gosta e ver se ele pode te ajudar lendo seu texto.

TREINE BASTANTE
Eu sei que há milhares de sites oferecendo meio de ser um escritor de sucesso em um tempo inimaginável,mas,preciso te dizer isso não funciona,é claro que toda dica é bem vinda,mas você só vai conseguir escrever melhor se treinar bastante,você vai escrever textos muito bons,outros nem tanto,mas tudo isso faz parte de ser escritor,então não desista,e escreva até cansar.

ESQUEÇA AS COMPARAÇÕES
Entendo que queremos ser sempre melhores em tudo que fazemos,mas as comparações nos levam ao caminho oposto,cada pessoa é única,cada texto também,então,nada de ficar se comparando àquele escritor que você gosta ou ao seu amigo que também escreve,no final das contas você pode descobrir que enquanto você ficava lá sentindo inveja de como seu amigo escreve ele ficou pensando o mesmo de você.

DESCANSE
Essa é a última e mais importante dica,não só para a escrita,mas para tudo o que você for fazer,você precisa relaxar,dormir direito e também se alimentar corretamente,caso contrário seu cérebro vai se sobrecarregar e você não vai conseguir colocar suas ideias em ordem.Por isso,vamos dormir direitinho viu.

É isso,espero que tenham gostado das dicas e que ajudem,se vocês tiverem algum pedido de postagem podem deixar nos comentários.
Até a próxima,beijos ^.^

10 comentários:

  1. Eu geralmente sigo escrevendo por inspiração.; A menos que seja realmente um livro, ai sim eu planejo (nao tão bem claro, porque sou meio desorganizada), mas eu faço algumas anotações para não me perder nas ideias. Eu adorei suas dicas. Algumas eu ja conhecia, outras não. Vou pegar algumas e utilizar, vamos ver se vai melhorar <3 Obrigada!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Kézia,geralmente vem uma inspiração do nada e eu escrevo,mas algumas vezes tenho que recorrer aos temas para ver se sai algo rs.
      Obrigada,que bom que gostou das dicas :D
      Beijos ^.^

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não sou escritora (ainda), mas com certeza vou guardar essas dicas, achei todas ótimas!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Larissa,tudo bem sim e você?
      Que bom que gostou das dicas e quero muito conhecer sua escrita viu :D
      Beijos ^.^

      Excluir
  3. Oi, Jenny!
    Essas dicas serão bem valiosas para mim no futuro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza,que bom que pude ajudar :D
      Beijos ^.^

      Excluir
  4. Eu costumo me organizar bastante, e quando estou em períodos muito criativos deixo listas prontas de temas infinitos hahaha Fiz isso recentemente com uma lista de ideias para vídeos. Como no blog a maior parte do conteúdo é de resenhas, é até mais tranquilo. Adorei as dicas! Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Lettícia :D
      Eu tbm anoto bastante,mas no final saem temas que eu nem tinha anotado kkkkk
      Que bom que gostou das dicas <3
      Beijos ^.^

      Excluir
  5. Oie
    Adorei as dicas, sempre é bom. Eu adoro escrever, mas ultimamente ando parada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nessa,eu também estava parada pouco tempo atrás,mas fui voltando aos pouquinhos e agora me sinto bem melhor rs :D
      Beijos ^.^

      Excluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥