s Te conto Poesia: RESENHA: TRAÇOS

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

RESENHA: TRAÇOS

Sinopse: Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.

Autor: Eduardo Cilto          Edição: 2016 
Editora: Outro Planeta       Páginas: 272
Gênero: Romance              Nota: 3/5 

*Livro cedido em parceria com a editora

Quando vi o lançamento desse livro fiquei bastante empolgada tanto pela capa porque achei linda quanto pela curiosidade de saber o que o Eduardo escreveu. Para quem não está familiarizado o Eduardo Cilto é um booktuber o canal Perdido Nos Livros que está no desde 2012. 

Traços conta a história de Matheus o tipico adolescente que não fede e nem cheira, aquele que não é feio, mas está longe de ser bonito, não é engraçado, mas também não é um completo nerd, ainda assim é considerado estranho para a maioria do colégio, ou pelo menos para o grupinho dos famosos.
Ele tem um amigo chamado Ivo que namora com Fernanda uma garota estranha que a cada semana está seguindo uma moda diferente e a da vez é que ela diz ser um pouco bruxa, Beatriz é a única amiga mulher que Matheus tem, e também é o grande amor do jovem.

As coisas começam depois que os quatro vão para a casa da Fernanda participarem de um ritual para saber o futuro de Beatriz, e de uma forma muito bizarra ela acredita que precisa fugir para São Paulo para que seus sonhos se realizem, nisso ela coloca Matheus nessa loucura.
E é nesse ponto que para mim a história começa a desandar, conforme fui lendo ficou praticamente impossível não comparar esse comecinho com Cidades De Papel, não estou falando que é igual, mas muita coisa me lembrou. 
Por exemplo Beatriz é egoísta e mimada exatamente como Margo e o jeito do Matheus de menino bom moço e sair largando tudo para ir atrás das loucuras de Beatriz me lembrou Quentin, mas fiquem calmos que é só esse comecinho que te faz pensar que está lendo novamente um livro de John Green.

Na viajem acontece tanta coisa que me lembra até filme da sessão da tarde. É ônibus quebrado, carona com drag queens, polícia, mentira, muitas mentiras, sequestro e de bônus um reencontro com uma amiga da infância de Matheus.
Samantha aparece para salvar o livro na minha opinião, porque até então nenhum personagem tinha me agrado, peguei raiva da Beatriz logo no começo e Matheus como disse no começo não fede e nem cheira. Sam me fez torcer por ela, me fez chorar com ela, enfim minha personagem preferida.
Apesar de ser um romance eu diria que o livro é mais sobre aventura e auto conhecimento.

O que gostei no livro é que Eduardo abordou muitos temas, apesar de nenhum ter tido um aprofundamento acredito que só de traze-los para um público que está começando a formar opinião já valeu muito.
O grande problema é que não consegui embarcar na história, e apesar de ter lido muitas criticas positivas a respeito do final ele não me surpreendeu.
No entanto preciso dizer que para o primeiro livro Eduardo foi bem, a escrita dele é ótima, os diálogos que ele criou foram bem construídos. 
A diagramação do livro está impecável, a Editora Planeta fez um excelente trabalho, tudo pensado nos mínimos detalhes.
Para quem está começando nesse universo da leitura é uma ótima pedida.

Alguém aí já leu, o que achou? Me conta.

26 comentários:

  1. Bom dia Camila, não li mas fiquei curiosa, eu sempre julgo ul livro pela capa, e essa é capa é maravilhosa!

    🎄 PS: Em Dezembro Tem post sempre novo no ar! 🎄
    Beijos!!!
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cami!
    Apesar de ter gostado muito de Cidades de Papel, confesso que me decepcionei um pouco quando disse que os livros se pareciam. Mas ainda assim vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei um pouco decepcionada com a semelhança Lu.

      Excluir
  3. A capa é muito linda. Mas não é uma história que me interessou.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa e da sinopse, mas a história em si me pareceu fraquinha, talvez se eu partisse para a leitura mudaria de ideia, mas não acho que eu daria uma chance a este livro. Adorei sua resenha, muito bem escrita!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, tudo bem?

    Eu estava bem curiosa com esse livro do Edu, pois já acompanho o trabalho dele no Youtube. Saber que o livro tem uma aparência com Cidades de Papel me desistimula logo no início, pois esperava algo inovador por parte do autor. A impressão que passa, é que Traços seja um livro bem adolescente e infelizmente não estou a fim de me jogar nesse universo tão cedo.
    Parabéns pela resenha, foi bem esclarecedora!!!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice. Então, ele realmente é bem adolescente.

      Excluir
  6. Oi Cá, tudo bem?

    Eu não conheço o autor e nem o canal dele, mas que bom que a escrita dele é ótima. Pena que vc não conseguiu embarcar na narrativa e sendo bem sincera, eu acho que tb não conseguiria rs De todas as formas adorei a resenha honesta e amei, como sempre, as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há Mi eu curto bastante o canal dele. Pena que não foi assim com o livro.

      Excluir
  7. Oii, tudo bem? Primeiramente: Que resenha e fotos incríveis haha!
    Achei a capa do livro muito linda, fiquei curiosa para ler e dar a minha opinião sobre a história ;p
    Já estou seguindo o Blog, amei tudo por aqui.

    Beijos <3
    https://menteviajantee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro! Quero tanto ler! Gostei de conhecer o teu blog. Segui *

    um beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila! Eu já li muitas resenhas sobre esse livro, mas nem todas tão positivas assim. Acredito que a obra deixou a desejar. Não sei porque mas vejo muitos autores que entram agora no universo da escrita criar personagens que acabam fazendo o leitor odiar. Será que é uma moda? Ao invés de cativar o leitor, a gente acaba odiando o personagem, que nem O Garoto do Cachecol Vermelho.
    As fotos ficaram uma graça!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade não tinha prestado atenção. Beijos

      Excluir
  10. Uoou livro de booktuber! Fiquei curiosa mesmo nao curtindo tanto a ideia da história (ainda mais sabendo o final não é daqueles surpreendes) só de saber que pra quem ta começando, já é um bom livro, então quero ler!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila, tudo bem?
    A capa realmente é linda e suas fotos ficaram demais!
    Mas pelo o que você resenhou...não faz o meu estilo.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. "FAÇA PARTE DE ALGO ESPECIAL, TE TORNA ESPECIAL"

    Trecho magnifico


    Tem postagem nova lá, se gostar fique a vontade para nos seguir ^^


    http://mundo-mikas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro. Conheço o Eduardo do Youtube e sou louca pra ler o livro!!
    To seguindo o seu blog, amei muito <3

    Próxima Primavera
    Participe do projeto "Pequenas e grandes conquistas de 2016"!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila!
    Eu também fiquei bem curiosa em relação a esse livro desde o lançamento. Li uma resenha e ele foi direto para minha lista de desejados. Pena que não te conquistou... Eu ainda não tive a oportunidade de ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Passando para conhecer seu blog e já gostei! Adorei sua resenha, as fotos, tudo muito lindo por aqui. Já estou seguindo vc :D
    Fiquei curiosa quanto ao livro, que pena que vc não conseguiu tirar 100% do livro, tbm não gosto muito de muitas histórias misturadas hehe

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha lido o resumo desse livro e tinha ficado bem curiosa, com a sua resenha, apenas fiquei com mais vontade de ler ainda! haahaha

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Camila.
    Que pena que não gostou muito do livro, no meu caso, depois de sua resenha fiquei com vontade de ler ele. Parabéns pelas fotos de sua resenha, sempre maravilhosas.
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥