13 dezembro 2016

RESENHA: SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA NOITE

Sinopse: Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida. A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido. O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade. Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.
Autor: Patrick Ness            Edição: 2016 
Editora: Novo Conceito      Páginas: 160
Gênero: Drama                   Nota: 5/5

                                                  
*Livro cedido em parceria com a editora


Quando esse livro chegou em casa eu não fazia a menor ideia do que se tratava, tinha visto algumas divulgações, mas como achei que se tratava de uma história de terror nem procurei saber mais, e nas fotos que via pelas redes sociais eu imaginava que ele fosse um livro bem grosso, mas para minha surpresa ele é super fininho e apesar de ter monstros não é terror como imaginava. Resolvi dar uma foleada e já no primeiro capítulo parei tudo que estava fazendo e quando percebi em três horas o livro já havia chegado ao final.

Conor O' Malley é um adolescente de treze anos que ao invés estar pensando em meninas ou curtindo coisas que todo garoto na sua idade faz está preocupado em fazer seu próprio café da manhã e em como deixar a casa arrumada tudo para que sua mãe que está sofrendo com câncer não se esforce e nem atrapalhe seu tratamento. 
Seu pai os abandonou a seis anos atrás para morar nos Estados Unidos com outra mulher e já tinha até uma filha. Então era apenas Conor e sua mãe, mas as coisas estavam cada vez mais difíceis e por mais que sua mãe tentasse disfarçar no fundo os dois sentiam que uma hora a avó dele precisaria ser chamada. 
Para piorar a situação ele era perseguido por um grupo de garotos que se achavam os reis da escola, o pior de todos era Harry que após saber que a mãe de Conor estava doente começou a perseguir e bater no garoto praticamente todos os dias.

E se tudo isso já não fosse ruim Conor tinha o mesmo pesadelo todos as noites, o garoto acordava todas as madrugadas em desespero, como se estivesse a beira da morte e essa parte é tão bem descrita pelo autor que cheguei a me sentir sem ar nas partes que a narrativa fala de como era sufocante acordar.
Em uma das noites de pesadelo ele acorda as 00:07 com um forte barulho e quando ele olha por sua janela vê um enorme monstro em forma de uma gigantesca árvore assustadora, mas ao invés do menino sentir medo o monstro apenas desperta sua curiosidade, afinal a árvore não era nada perto do pesadelo que ele tinha esse sim era de dar medo.

A árvore revela que está lá porque Conor havia chamado por ela, e que contaria três histórias e a quarta seria contada pelo garoto quando chegasse a hora. Ela sempre aparece no mesmo horário as 00:07.
Todas as histórias tem um grande significado quando juntas, elas também tentam mostrar ao garoto que nem sempre a verdade é fácil e que as pessoas são complexas, que as coisas não são sempre preto no branco.

No começo achei que a história seria uma aventura bobinha, mas conforme os capítulos foram passando e tudo foi ficando cada vez mais pesado percebi que não era uma história apenas para crianças tinha muito mais por trás.
Preciso dizer como odiei com todas as minhas forças o pai do Conor, gente queria dar um soco nesse homem, e iniciei a leitura odiando a avó dele, mas terminei querendo pegar ela no colo.
Pensei que fosse chorar em muitos momentos, mas segurei o choro. Mesmo assim senti o peito apertado praticamente o livro todo.
Não posso falar mais sobre o livro porque será spoiler.

Uma curiosidade é que o livro a princípio era da autora Siobhan Dowd que criou os personagens e o começo da história, mas infelizmente veio a falecer e então o Patrick foi convidado para terminar sua obra.
Outra curiosidade é que o livro já foi lançado aqui no Brasil em 2011 com o título O Chamado Do Monstro pela editora Ática e nessa edição o livro tem ilustrações diferente da Novo Conceito o que nem por isso desmerece a edição que está perfeita.
Fiquei bem feliz que consegui ler o livro antes de assistir o filme.

Eu queria muito falar mais coisas, mas realmente não tem como conversar sem dar algum spoiler, mas se alguém já leu me chama para um bate papo, porque esse livro mexeu tanto comigo que minha vontade é que todos lessem.

Alguém aí já leu, o que achou? Me conta.

P.S: Sei que ultimamente está tendo mais resenhas do que textos, mas é que para criar os textos preciso de tempo e silêncio o que com duas crianças de férias e uma bebê de dois meses fica um tanto complicado, então ler se torna mais fácil.
Aguentem firme e não desistam de mim.

40 comentários:

  1. Amo ler resenhas, assim decido se quero ou não o livro, esse parece bem diferente, não conhecia mas fiquei muito curiosa e também não gosto de ver filmes que tenham livros, acho que sempre fica a desejar!
    Beijos e Feliz Natal! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas adaptações até que conseguem me conquistar.

      Excluir
  2. Olá Camila,

    Gostei muito da resenha e não conhecia o livro.
    Estou curiosa para saber o final..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, espero que tenha a oportunidade de lê-lo.
      Beijo

      Excluir
  3. Caramba, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei a resenha e amei a história, fiquei intrigada e com vontade de saber mais ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  4. Oi. Eu não li o livro, aliás, nem conhecia mas fiquei tão eufórica para saber mais, para descobrir o que o autor quer nos mostrar com essas histórias e o que elas irão fazer na vida do garoto. Amei as fotos por sinal, e a capa do livro é maravilhosa!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há Miriã acredito que seja uma leitura que te agradaria fácil.
      Fico muito feliz quando dizem que gostam das fotos, sempre me esforço para fazer fotos legais.
      Beijo

      Excluir
  5. Oi Cah! <3

    Que livro mais amorzinho. Conforme você explicava sobre ele na resenha eu fui me apaixonando. Posso estar viajando um pouco, mas tem uma vibe "Onde vivem os Monstros" (não sei se você conhece). Nem preciso dizer que amei suas fotos!
    Essa história sobre a autora que iniciou a história falecer me deixou um pouco chocada. Mas acho que ela deve estar feliz em saber que sua história foi concluída.
    Sobre não estar escrevendo textos, não tem problema, a gente espera ;)

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina.
      Que vontade de te abraçar agora, sério. Obrigada pela compreensão. ♥
      Não conheço o livro, mas já anotei porque fiquei curiosa pra saber se são parecidos.
      Beijo

      Excluir
  6. Oi Cá, tudo bem?

    Eu adoro suas resenhas! e suas fotos tb! Estou com o livro aqui em casa, mas ainda não conferi, pelo que li da resenha, preciso preparar meu coração para a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Mi, espero que esse livro te surpreenda.
      Eu amei demais.

      Excluir
  7. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu descobri esse livro faz pouco tempo quando li uma mensagem no face da editora falando sobre o filme e não sabia o que esperar dele. Adorei a trama, sua resenha me deixou super empolgada para ler. Vai para a lista com certeza.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila, tudo ótimo.
      Espero que a leitura te fisgue assim como fez comigo.
      Beijo

      Excluir
  8. Oi, Cami!
    Mulher, eu pensei que esse livro era bobinho, mas sua resenha me fez mudar de ideia. Vou ver se leio antes da estreia do filme.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem? :)

    Confesso que não tinha ouvido falar nada a respeito desse livro, mas sua resenha realmente despertou minha curiosidade. Além da capa da Novo Conceito estar muito bonita, a história em si parece daquelas que deixam algo no leitor sabe?
    Pela sua resenha você teve a primeira impressão igual a que eu tive a respeito da "Boneca de Ossos", livro da mesma editora: no início achei que seria de terror (pelo nome macabro kkk), mas foi uma leitura tão diferente, que mesmo levemente infantil deixou uma mensagem muito interessante. Acho que Sete minutos depois da meia noite vai entrar pra minha lista *-*

    P.s: que curiosidade triste esta em relação a autora =[
    P.s2: seu blog é lindo! Que layout mais delicado *-*

    Beijos!
    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day.
      Obrigada pelos elogios, espero poder te ver mais vezes aqui.
      E fiquei curiosa com esse livro que você falou, vou dar uma procurada.
      Beijo

      Excluir
  10. Eu não tinha ouvido falar ainda desse livro mas fiquei super curiosa.
    Começando pela capa que é muito amor!! Parece ser uma leitura muito interessante e que se desenvolve muito bem.
    Já foi para a minha listinha!
    🎄
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  11. Eu estou louca por esse livro. Vejo ele na livraria e fico namorando. Quero ler em breve, porque parece ser muito amor :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, acho que você vai amar a leitura.
      Beijo

      Excluir
  12. Que livro mais lindo! Sua resenha me deixou bastante empolgada com a história! Amei!! Beijos!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, tudo bem?

    Posso ter esse livro hoje? Sua resenha ficou espetacular, consegui captar e sentir cada coisinha que esse livro te passou. Fiquei curiosa para saber como as 4 histórias serão abordadas e no que elas ajudaram o menino. Também quero saber o que acontecerá com sua mãe! Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só pode como deve Alice.
      Queria te contar, mas é melhor ler rs.
      Beijo

      Excluir
  14. Olá!
    não conhecia a obra mas o modo como falou dela me agradou, achei a capa espetacular.
    suas fotos são belíssimas.
    abraço!
    Squad Of Readers

    ResponderExcluir
  15. Oi
    eu já li resenhas super positivas desse livro, ele é fininho pelo que vi na foto, a história parece ser bem legal e que bom que gostou.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nunca li, mas gostei da resenha!
    Beijos

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Jura que não é de terror ? Sempre achei que fosse cara!

    Adorei a premissa do livro, achei bem interessante!!

    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é não tem nada haver com terror pesadão rs.

      Excluir
  18. Oi, Camila.
    Coincidentemente, vi esse livro numa loja virtual ontem, mas não quis comprá-lo porque não sabia muita coisa sobre. confesso que agora me arrependi, pois gostei muito da sua resenha e achei a história muito interessante.
    Acho que não custa nada ler, pois o livro é bem curtinho.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi querida,
    Olha eu aqui de novo ♥
    Adorei a resenha, vi esse livro recentemente nas redes sociais, mas não parei para ler nenhuma sinopse ou até mesmo resenha.
    Não sabia o que estava perdendo :)

    P.S eu percebi que você estava (está) postando muitos textos, mas eu adoro cada um deles.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Camila, tudo bem?
    Nossa eu adorei sua resenha sobre esse livro, já tinha ouvido falar dele mas não tinha me chamado atenção agora um menino introvertido, que não tem atenção de ninguém acaba conhecendo um monstro? Não é o tipo de leitura que estou acostumada a ler, mas até que me chamou atenção.
    Aproveitando pra seguir o blog e vim mais vezes visitar o seu cantinho.
    beijinhos.

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha, você acabou deixando a história melhor de ler. *-* e bem mais interessante, e as flores? que lindo ♡ beijos!
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Camila!
    Eu já tinha visto a capa, mas imaginei que fosse algo mais puxado para a fantasia e nem me interessei em saber mais. Agora que li a sinopse e sua resenha, fiquei com muita vontade de ler, ainda mais por saber que mexeu tanto com você. Gosto de livros com protagonistas jovens e que, através de uma trama aparentemente boba, conseguem passam tanta coisa para quem lê.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila
    Eu vou receber esse livro da Editora mas ele ainda não chegou por isso ainda não li. Gostei muito das curiosidades inclusive quando vi que ele já tinha sido lançado pela Editora Ática lembrei que o mesmo já foi resenhado lá no meu blog e também muito bem avaliado. Estou curiosa para conhecer a história.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥