21 setembro 2016

RESENHA: SÉRGIO MORO: O HOMEM, O JUIZ E O BRASIL


Sinopse: Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira



Autor: Luiz Scarpino         Edição: 2016
Editora: Novo Conceito     Páginas: 208
Gênero: Não Ficção           Nota: 3/5 

*Livro cedido em parceria com a editora

Antes de começar a resenha preciso dizer que achei que seria mais difícil essa leitura justamente porque foge totalmente do que estou acostumada. Tanto que depois que escolhi esse livro fiquei com aquele arrependimento de não ter escolhido a outra opção da editora, mas o outro era sobre aquele jogo minecraft que confesso que não gosto nem um pouco, por isso vamos de política meu povo, porque mesmo não gostando precisamos no mínimo saber como funciona.

Sérgio Moro: o homem, o juiz e o Brasil ao contrário do que imaginei até que foi uma leitura prazerosa, tive a oportunidade de saber mais o juiz e de como foi sua vida até chegar em o homem que foi conhecido pelo Brasil através do escândalo Lava Jato.
A operação Lava Jato foi baseada Operação dos anos 90 Italiana “Mãos Limpas”.
O livro fala sobre a infância do juiz que nasceu no estado do Paraná em uma cidade chamada Maringá e termina até os fatos atuais, ou seja, ele é narrado em forma cronológica. Na primeira parte retrata sobre as amizades, o tempo de escola e como era vida de Sérgio.

Embora pareça o livro não é uma biografia e o autor deixa isso claro, a verdade é que a leitura é forma didática para "leigos" entenderem melhor o que está acontecendo com o nosso país e o que está sendo feito para tentar limpar tantas coisas sujas que nem apareceram. Outra coisa que gostei foi conhecer outros casos famosos que o juiz ajudou contra corrupção.
No livro também fala sobre o caso Banestado que fala sobre o final do FHC e Mensalão e como Moro teve uma grande importância nessas investigações. 

Apesar de não gostar de falar sobre política e não ser a pessoa mais antenada sobre o que vem acontecendo em nosso país gostei da leitura e no fim das contas acredito que escolhi o livro certo.
Se você gosta de política, ou faz direito ou simplesmente quer saber mais sobre como funciona o nosso país esse livro é uma escolha certeira.


P.S: Estou voltando ao nosso cantinho aos poucos. Coração cheio de saudades. 

20 comentários:

  1. Também não entendo muito de política, mas saber o básico é importante. Esse livro deve ser esclarecedor para quem quer saber sobre o juiz que é tão falado ultimamente. Beijos ♥️

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é um dos assuntos mais gostosos, mas é sempre bom se manter o minimo informada né.
      Beijo

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não sei se leria o livro, pois não dou a mínima para política e não acho que teria paciência para a leitura, mas precisamos saber sobre o assunto...

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo Lari, é bem difícil encontrar alguém que realmente goste de política rs.

      Excluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chamou atenção.
    Quem sabe em outro momento.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Que bom que gostou da leitura, apesar de não ser o que lê habitualmente. Acho importante dedicarmos um pouquinho do nosso tempo para saber o que está acontecendo no nosso país e entender como as coisas funcionam. Só assim podemos tirar nossas próprias conclusões, formar nossas opiniões e lutar pelo que acreditamos. Só acho que não leria esse porque não vou muito com a cara desse juiz! Ahahahahah!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla.
      Exatamente isso é importante termos o mínimo de noção sobre o que acontece em nosso país.

      Excluir
  5. gostei da resenha.
    apesar que acho que eu gostaria de ler o livro.
    amoooo seu blog e tava com saudades de vim aqui.
    bjs
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Camila.
    Confesso que também não sou muito fã de livros assim. prefiro ler ficção. Mas acho interessante a gente ficar por dentro do que está acontecendo nosso pais. Então quem sabe eu leria ele sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Política não é nem de perto um assunto que eu gosto de discutir, porém, acho válido entender melhor o que está acontecendo com o nosso país e acho que isso envolve também, tentar entender o momento econômico.
    Não esperava que fosse uma leitura fácil, esperava algo bem mais difícil e pesado.
    Beijos :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daí, também esperava que fosse uma leitura difícil, mas acabou sendo bem fácil.

      Excluir
  8. Oi, Cami!
    Também estamos com saudades.
    Menina, não vou mentir que o livro não me chama muito atenção. Mas, como você e um monte de gente aqui falou, é bom pra entender nossa atual situação política.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros
    Participe da promoção 5 anos de Além da Contracapa

    ResponderExcluir
  9. Com certeza não é o tipo de livro que vamos em uma livraria para comprar né rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi
    curti a resenha, mas não é um tipo de livro que leria já vejo falarem de politica em tudo quanté lugar que ler um livro desanima.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila,
    Estava com saudades de vir aqui e ter tantas indicações maravilhosas. Confesso que não sou amante de politica, mas fiquei bastante interessada, afinal é uma forma de se manter atualizada. Vou incluí-lo na minha lista e quem sabe um dia eu mergulho nessa leitura.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  12. Olá Camila,
    Agradeço a sua resenha, sincera e direta.
    Quando recebi o convite para escrever o livro, tive duas preocupações: facilitar a compreensão deste assunto espinhoso, mas que é essencial para o Brasil; e não biografar uma pessoa viva (apenas trazer aquilo que é importante para conhecer as motivações e preparo deste juiz).
    No mais, diria para os seus leitores que se permitam avançar sobre um livro que conta o que está acontecendo, trazendo alguns cenários possíveis para que o Brasil consiga ir avante.
    E parabéns pelo seu blog, que tive a honra de agora conhecer.
    Um abraço,
    Luiz Scarpino

    ResponderExcluir
  13. Leio e gosto de me informar sempre sobre política, apesar de não costumar ler biografias. Não leria este livro em particular porque não sou fã de Sergio Moro e não concordo com os métodos dele, assim como com a fama de herói que ele tem adquirido por aqui. Mas que bom que você gostou da leitura. A gente tem mais é que se informar mesmo. Só conseguimos mudar as coisas quando nos informamos e procuramos respostas.

    ResponderExcluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥