quarta-feira, 20 de julho de 2016

RESENHA: AZEITONA


Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais.
Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.

                                                                Autor: Bruno Miranda                Edição: 20156
                                                               Editora: Planeta                         Páginas: 352                                                                         Gênero: YA, Romance                Nota: 5/5  
Preciso começar essa resenha dizendo que escolhi esse livro por pura recomendação da Amanda do blog Chove Amor Aqui que inclusive também fez uma belíssima resenha (leia aqui) sobre ele o que só reforçou minha vontade de querer ler.
Antes da Amanda falar sobre o livro pensava que se tratava de mais um livro de Youtuber, e se esse também era o seu pensamento preciso dizer que está enganado.
Azeitona conta a história de um adolescente chamado Ian que mora com sua irmã Iris que trabalha com eventos de festas infantis e ás vezes casamentos. O rapaz tem dezesseis anos, leva uma vida comum ajudando sua irmã em alguns eventos e também dá "aulas" de tênis para um menino chamado Caio. A mãe de Ian morreu quando ele tinha seis anos e desde então Iris se sente responsável pelo irmão, e ele por sua vez se sente devendo algo por tudo que a moça já fez por ele.
Iris descobriu que está grávida de seu namorado e foi com Ian para sua primeira consulta de pré natal, assim começa a loucura toda que se trata o livro. O rapaz ficou na sala de espera observando outros casais quando uma mulher muito bonita e que não aparentava estar grávida veio falar com ele. Catarina é uma produtora famosa da televisão e está a frente de um reality show chamado Novos Pais que se trata de adolescentes que vão ser pais. Catarina fica muito empolgada falando com o Ian, e deixa os papeis do contrato caso ele aceite, ele tenta explicar que tudo não passa de um engano, mas a moça sai apressada e fica tudo por isso mesmo.
Depois da consulta já em casa Ian lembra dos papeis e quase cai para trás quando vê o tanto de dinheiro que ele poderia ganhar, era muito mais que sua irmã conseguiria juntar em dois anos, e ele apenas teria que participar de um programa, o problema é que ele não iria ser pai, nem se quer tinha uma namorada. Mas era a oportunidade perfeita para ele retribuir tudo o que Iris já havia feito por ele, então o plano era simples: encontrar uma garota que topasse fingir que estava grávida por alguns meses ou então engravida-la de verdade para parecer real e com isso conhecemos Emília que cai de paraquedas na história.
E se a história toda já parece absurda imaginem que Ian e Emília mal se conhecem apesar de estudarem juntos se trocaram duas ou três palavras era muito. Mas tudo parecia perfeito na cabeça do rapaz, afinal Emília queria sair da casa dos pais o quanto antes, ela tinha sérios problemas de relacionamento com sua mãe e o dinheiro seria uma forma incrível de dizer adeus. Então os dois embarcam de cabeça nessa loucura de fingir que serão pais, após isso é um problema atrás do outro.
Confesso que achei que a história era tão absurda que não me convenceria, pensei que seria apenas um livro e que não conseguiria me envolver, mas fico feliz que aconteceu o oposto. Sim, realmente a história é muito louca, mas justamente por isso me vi tão envolvida, quando percebi estava torcendo para que os dois conseguissem ganhar a grana. 
Além disso o livro ainda que de forma superficial trata sobre abuso, esse foi um ponto que achei que poderia ter sido mais explorado, mesmo assim gostei do Bruno ter colocado esse tema na trama. Também fala sobre relacionamentos familiares. Enfim é um livro completo na minha opinião, consegui rir horrores com as trapalhadas de Ian, mas também fiquei sensibilizada com alguns acontecimentos.
A capa é maravilhosa, a tabela de cores é linda. A diagramação também está impecável. Só posso dizer que me apaixonei pela escrita do Bruno e que não vejo a hora de ler mais livros dele. E que fico muito feliz por saber que temos jovens autores surgindo por aí com mais que sua auto biografia para nos mostrar.

Alguém aí já leu, o que achou? Me conta.

60 comentários :

  1. Oi, Cami!
    Eu queria muito ler esse livro porque o Bruno esteve aqui na minha cidade por conta de um evento da Planeta, mas acabou que não consegui ler e nem consegui ir no evento #todoschora maaaas ele ainda está na listinha de leitura desse ano.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há eu já tinha vistos alguns vídeos do Bruno, mas não o seguia. Confesso que o livro me deixou muito entusiasmada. Espero que ele lance outro em breve rs.

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar do título,mas nem sabia do que se tratava,graças a sua resenha já quero ler rs
    Gostei da ideia,e como você disse,ela parece ser tão absurda que talvez funcione para mim também kkkkk
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
  3. Romance é, sem dúvida, o meu gênero de leitura preferido.
    Nunca li o livro, mas gostei como sugestão.
    Parabéns pela resenha.

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Também adorei o design da capa! :)
    Nunca tinha lido uma resenha desse livro mas as vezes o vejo pela livraria...Gostei muito da sua resenha, fiquei bastante curiosa! Acho que vou ficar bem nervosa lendo essa história maluca hahahah

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há a capa sem dúvidas está perfeita, alias o livro todo vou?!
      Espero que goste de se tiver a oportunidade de lê-lo.

      Excluir
  5. Olá, Camila. Já li muitas resenhas parabenizando o livro pelo enredo louco, mas extremamente cativante. Eu já baixei azeitona para ler e espero muito poder começar logo, preciso dar boas risadas. A capa é linda e amei as cores usadas. Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito crazy mesmo Miriã rs.
      Espero que se divirta tanto quanto eu.
      beijo

      Excluir
  6. Ando querendo ler esse livro já faz um tempo. A história me agradou muito e parece ser daquelas que o autor imaginou os mínimos detalhes rs ♥ Gostei demais da resenha e só me deu mais vontade de ler o livro. Espero conseguir em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não via a hora dele chegar aqui em casa Kelly.
      Acredito que você também irá gostar da loucura de Ian e Emília rs.
      Beijo

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas achei a história super diferente e fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha, as fotos ficaram lindas!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  8. Caramba, fiquei super curiosa! Principalmente por conta da sua resenha detalhada e repleta de clarificações reflexivas, Mila. Adorei as bases já emitidas e com certeza pretendo devorar o livro. Obrigada por essas indicações sempre lindas!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mega feliz que tenha gostado da resenha Nessa, quando ler quero saber sua opinião.

      Excluir
  9. Oi Flor!
    Achei o máximo o post. Agora quero muito ler esse livro.
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras
    Vintage Feelings

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia mas, aparentemente vs gostou muito!
    Minha lista de livros está gigantesca, mas vou procurar ler logo logo.

    http://beforedown.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro romances e é quase bem raro quando eu não goste de algum. A olhar pela resenha, esse livro parece ser mesmo bom, eu com certeza leria e espero poder lê-lo em breve, é claro.
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler e depois me fala o que achou.

      Excluir
  12. Oi Camila! Ultimamente não ando lendo muito YA, mas a história parece convencer, ou ao menos sua ótima resenha me convenceu heheheehe Amei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi esse livro é demais, nem eu acreditei que gostei tanto.

      Excluir
  13. Eu super adorei esse livro, achei mega divertido e me impressionei que o bruno escreva tão bem.
    Beijos
    Estilhaçando

    Livros
    Cantar

    em Verso

    ResponderExcluir
  14. oi
    eu só tinha visto a capa e nem tinha lido a sinopse, mais depois da sua resenha já quero ler o livro e saber quais loucuras ele se mete, parece ser uma história bem interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quando vi o livro pela primeira vez eu também achei que fosse mais um daqueles sem conteúdo... Mas a sinopse me mostrou que não era bem isso e sua resenha me fez ver que não é bem isso MESMO. De fato a história parece bem absurda, mas pelo jeito o autor soube trabalhar o tema de um jeito divertido e até emocionante. Vou conferir assim que der.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a gente se engana né Carla, ainda bem que dessa vez foi por uma coisa boa rs.

      Excluir
  16. Eu pensava o mesmo que vc quando vi o lançamento e fico feliz em saber que estou enganada e por isto querooooooo muito a edição

    As fotos ficaram lindas, mas babei mesmo foi no seu marcador hahahahahaha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você como a gente se engana rs.
      Muito lindo mesmo né, foi presente. ♥

      Excluir
  17. Olá, Camila.
    Confesso que achei que era mais um livro de "conselhos" e "experiencia de vida" de youtuber. Mas que legal que não é nada disso. Achei a história bem diferente e acho que leria sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Eu nem sabia que o autor do livro é um youtuber, tô bem por fora dessa onda, HAHA.
    A história parece bem louca mesmo, mas que bom saber que te convenceu. É bom ele ter falado sobre o abuso, mesmo que superficialmente, acho um tópica mega importante.
    Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol eu só conhecia o Bubarim de alguns vídeos, mas jamais achei que o livro dele era tão bom.

      Excluir
  19. Nunca li , e nem conhecia o autor haha mas acho bacana esses youtubers que são escritores tbm, mais incentivo.
    beijos
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie Camila =)

    Confesso que pela capa e titulo eu esperava uma livro mais "teen", por assim dizer. Mas pelo visto a obra aborda mesmo que superficialmente temas mais pesados.

    A sua é a primeira resenha que leio, e ela me deixou bem curiosa em conhecer a trama.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há Ane, espero que tenha oportunidade de ler.

      Excluir
  21. Olá, tudo bom? Confesso que não gosto muito desse tipo de livro,então acho que não leria ele por enquanto... mas sua resenha ficou ótima e as fotos ficaram maravilhosas, adorei! <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo tem livros que não mexem com a gente. ;)

      Excluir
  22. Fiquei bem curiosa, vou procurar aqui na minha cidade.. Eu amei seu post <3
    https://bemcriativablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Camila,
    Não conhecia o livro mas achei bem interessante o enredo dele.
    Vou deixar anotadinho aqui.
    Parabens pela resenha.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu acompanho o Bruno Miranda no YouTube há um bom tempo, e os vídeos dele são muito bons, então eu sempre pus muita fé no livro dele. Mas ainda não li :P Estou tentando esvaziar um pouco a minha pilha de livros a serem lidos antes de comprar novos... Então acho que até lá terei de ficar só com as resenhas e os inúmeros comentários dele sobre o livro mesmo... Hahah

    Jovem Demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo Ana, aqui em casa está parecido. Tenho uma pilha que preciso ler antes de começar a comprar mais rs.
      Beijo

      Excluir
  25. Que coisa doida e muito empolgante, já estou louca para saber onde toda essa confusão vai parar, amei saber que o autor é daqui isso é algo muito bom mesmo, poder ver que aqui no nosso país tem surgido autores e com bom conteúdo! Fique bem interessada nesse livro! Amei a resenha!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há é muita loucura e confusão Dani, acho que irá curtir.
      Beijo

      Excluir
  26. Olá camila, como vai?
    Bom.. primeiramente quero te parabenizar mais uma vez pois a cada dia que entro nesse blog tem conteúdo bacana e muito bem escrito. Vejo que você é uma pessoa muito dedicada e determinada em manter o blog.
    Eu amei esse post, as fotos estão impecáveis e a sua resenha ficou muito gostosa de ler. Deu maior vontade de ler esse livro. Entrou na minha lista de comprinhas para o mês que vem.
    Beijocas lindona.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa...
      Preciso dizer o quanto seu comentário cheio de carinho me deixou feliz, realmente eu tento cuidar do blog com todo amor e carinho, porque aqui é meu canto favorito e quero que as pessoas também se sintam assim.
      E se conseguir ler o livro me conta depois o que achou.
      Beijo ♥

      Excluir
  27. Oi, Camila!
    Ouvi falar muito desse livro, mas essa é a primeira resenha que leio. De fato, é como vi uma imagem no Facebook há alguns dias, mostrando a diferença entre livros escritos por Youtubers e Booktubers hahaha enquanto os primeiros nunca me chamaram a atenção, esse que é escrito por um booktuber parece incrível! A capa está lindíssima e sempre me lembra Extraordinário :3 não sei por que!
    A história parece mesmo ser muito doida, mas que bom que você curtiu. É ótimo quando vamos sem muita expectativa, porque geralmente nos surpreendemos de forma super positiva.
    Fotos lindas! Estou encantada com o marcador do seu blog *-* e, cara, uma máquina de escrever *o* lembra minha infância, quando ia na casa do meu padrinho. No porão tinha uma abandonada, coitada. Adorava o barulho que fazia. Saudades :/

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kemmy...
      É exatamente isso booktubers e Youtubers rs.
      Obrigada pelos elogios, o marcador eu ganhei de presente e a máquina foi meu moço que me deu esse ano.
      Beijo

      Excluir
  28. Milaaaaaaaaaaaaaa!
    Eu adoro a premissa desse livro, e não demorei muito para comprá-lo.
    Só que quando eu comecei, empaquei nele e não consigo terminar, e nem achar legal :(
    Mas você e a Amanada, acharam eles tão legais que juro que vou tentar de novo hahaha
    Eu amo essa capa!

    Um beijooooo
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  29. Haaaaaaaaaaaaa... Muito fofo esse livro, apesar do final :O doloroso. Fiquei bem feliz, foi meu primeiro contato com livro de Youturbes. Parabéns pela bela resenha, as imagens também estão lindas. Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Yaaaaaay! Olha meu nome ali no post! <3
    Vi várias resenhas citando o mesmo problema, a superficialidade do tema "gravidez na adolescência", concordo em partes hahahah na minha opinião o tema real é a família, e que às vezes atitudes mínimas, resultam em problemas gigantes quando não existe o diálogo.
    E o humor é todinho o Bruno, li o livro com a voz dele na cabeça uahuahua
    Que saudade, Cami! <3

    ResponderExcluir
  31. Adoro o canal do Bruno no youtube, vivo rindo do jeito atrapalhado dele, mas nunca tentei ir afundo para saber do livro. Parece tão divertido, tão cheio de humor e significado ao mesmo tempo, fiquei na com vontade de ler. ♥

    ResponderExcluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥