s Te conto Poesia: GENTE QUE NÃO DESISTE

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

GENTE QUE NÃO DESISTE


Esses dias conversando com uma amiga ela me falou a respeito de não se sentir pronta para se aventurar em mares profundos porque alguém a deixou deriva quando mais precisava. Agora trazia em seu corpo e mente uma "doença" que tem afetado-infectado muitos, tinha medo de amar com agravantes de acreditar de novo.
Fiquei pensando que assim como minha amiga milhares de pessoas estão doentes porque caras/garotas babacas não souberam acreditar e lutar pelo amor.

Eu já estive doente assim. Durante dois anos inteiros me vi morrer a cada dia que rastejava. Fui abandonada por um babaca que não foi capaz de segurar a barra que era amar alguém "desculpas, mas eu não sei lidar com isso...", virou as costas e foi embora. Eu fiquei. Fiquei com as palavras, com a saudade, com a solidão, com a incerteza, com o medo. Durante muito tempo acreditei que o problema era eu. Que ele havia ido embora porque amar alguém como eu era cansativo.
Um belo dia eis que apareceu o moço querendo ser a cura, mas quando nos machucamos e quebramos a cara, o coração e todo o resto temos a tendência de não dar chance para ninguém mais fazer de novo. O problema dessa auto-defesa é que fazemos uma confusão e nos tornamos auto imune atacamos até quem só quer cuidar da gente. Eu fiz isso. A diferença é que meu moço acreditava em mim, nele, e o principal acreditava na gente.

Ele lutou mesmo quando me esforcei ao máximo para fazer nosso relacionamento naufragar na primeira tempestade, me auto sabotava. Tinha tanto medo de ser feliz de novo que preferia continuar sofrendo, eu merecia. Mas ele não se importou com minhas tempestades, esperou pacientemente a chuva passar, abriu os braços e se fez de abrigo. Eu gritei, briguei, tornei tudo uma bagunça, mandei embora na mesma proporção que tentei passar pela porta, chorei, cansei. E ele continuou lá-aqui.
No penúltimo dia de outubro quando o mundo lá fora desabou ele foi mais que minha casa, foi meu coração.

Homem/mulher de verdade não foge porque ficou difícil, porque virou rotina, porque o tempo encurtou, porque choveu mais que fez sol, porque se feriu, porque quebrou. Quem é de verdade fica mesmo quando tem todos os motivos para ir embora.
No início pensava que meu moço havia me ganhado pelo cansaço, mas amor não cansa. Amor aguenta suas crises de mulherzinha, seu jeito ogro, sua TPM que te transforma em um monstro horrível, amor entende seus dias de solidão, sua risada estranha, seu péssimo gosto musical, sua insegurança, sua bagunça, amor dança na chuva com você se ela for longa a passar. Amor se faz ancora para você descansar, amor te suporta naqueles dias difíceis em que nem sua mãe faria isso. Amor te liberta de você mesmo.
Meu conselho para minha amiga foi pare de se sabotar, deixa alguém te conquistar de novo. Permita que alguém te mostre que amar é diferente, que lutar faz sentindo.

Olhe para os lados e rema quem é ancora vai te encontrar.

77 comentários:

  1. Que post lindo <3 (como sempre).
    Acho que todo mundo já sofreu ou vai sofrer com algo assim pelo menos uma vez na vida (eu já sofri algumas), as vezes fica difícil mesmo de acreditar, mas a vida sempre dá um jeito de nos surpreender de alguma forma (se a gente permitir).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é quem nunca sofreu que atire a primeira pedra né?
      Mas acredito que seja como você disse Kah, a vida sempre da um jeito.
      Biejo

      Excluir
  2. Eu realmente acho que quando se ama de verdade não vai embora por qualquer coisa também não! Se não houver compromisso e comprometimento, o laço vira nó.

    Lindo texto, moça. Me ganhou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é quem ama fica mesmo querendo partir.
      Beijo e obrigada. ♥

      Excluir
  3. Oi, oi!

    Acho que eu precisava ler esse teu texto. Sério. Ando bem cabisbaixo e passando por uma situação semelhante. Depois de dois anos, ainda não superei uma relação. Outras pessoas apareceram, mas, acho que não deu espaço o suficiente pra elas se mostrarem quem são.

    Infelizmente, quando a gente se machuca muito em uma relação, tende a ter os dois pés atrás quanto às outras. Acho errado, inclusive quero mudar isso.

    Viva a felicidade.

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há espero que o texto te ajude de alguma maneira Adriel.
      Um dia chega aquele que não precisará mais tampar seus ferimentos com bandad porque ele mesmo será a cura.
      Beijo

      Excluir
  4. Que belo conselho. Acredito que não se torna culpa de alguém vestir essa armadura depois de uma decepção, foi a consequência de tal coisa na vida dela.
    Às vezes penso em mim como a que todos deixam pra lá; nunca dá certo, em relação a tudo, principalmente amizades. Mas um dia melhora kkkk
    De novo, amei o texto!

    www.isxbelly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora surge Isa. Experiencia própria. ♥
      Beijo

      Excluir
  5. Texto lindo! Essa parte falou muito sobre meu relacionamento de agora "O problema dessa auto-defesa é que fazemos uma confusão e nos tornamos auto imune atacamos até quem só quer cuidar da gente. Eu fiz isso. A diferença é que meu moço acreditava em mim, nele, e o principal acreditava na gente." Hoje fazemos um ano juntos! Conheci ele quando morava em Tubarão - SC, eramos amigos e quando voltei pra Rondonia ano passado, ele me pediu em namoro e estamos juntos ate agora. Mesmo eu querendo terminar varias vezes e dizendo que essa distancia nunca vai da certo. Mesmo eu fazendo tudo isso que você fez no seu texto, ele continuou comigo, me aguentando. Obrigada pelo lindo texto, me fez ter otimas lembranças da determinação dele :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há que linda. Meus parabéns primeiro por ter deixado alguém de te conquistar novamente, segundo por completarem um ano de namoro, espero que o primeiro de muitos.
      Beijo

      Excluir
  6. "Fiquei com as palavras, com a saudade, com a solidão, com a incerteza, com o medo. Durante muito tempo acreditei que o problema era eu. Que ele havia ido embora porque amar alguém como eu era cansativo." As pessoas que insistem têm um lugarzinho só delas guardado comigo, acredita? Mas quem vai levando como está sinceramente, vai perdendo meu encanto. Acho que o amor é justamente isso, é lutar, é enfrentar os medos, mergulhar mesmo, de cabeça, de coração, e torcer que seja um mar aberto, aconchegante ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente amar é se entregar sem medo de se machucar ou cair, amar é cuidar, regar e transformar.

      Excluir
  7. O pior depois de uma decepção é se abrir de novo,mas é também o passo mais importante.
    Quem ama espera,fica presente e mostra que se interessa (experiência própria),tudo faz e fica,mesmo quando a gente diz que quer que vá.
    Ameii seu texto,toda sorte do mundo para a sua amiga :D
    Beijos ^.^
    PS:Amei a carinha nova do blog,essa âncora é tão linda,ficou incrível <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou do texto e da nova roupinha do blog.
      Beijo Jenny

      Excluir
  8. Olá, Camila.
    Que lindas palavras. Acho difícil encontra alguém que nunca tenha passado por alguma desilusão amorosa e tem umas que marcam mais. Eu fui traída e demorei muito para conseguir sair daquele barco que só insistia em me levar para baixo. Mas consegui e hoje meu coração está prontinho para outro amor hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É natural do ser humano se fechar depois de uma queda, o que não pode acontecer é deixar isso te fazer perder a oportunidade de conhecer outra pessoa.
      Beijo

      Excluir
  9. Lindo!
    Realmente tem certos baques que nos marcam por muito tempo, mas a melhor volta por cima é aquela que acontece aos poucos e definitivamente, tempo ao tempo sempre!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vanessa, o melhor é ver que passou, que não dói mais.
      Beijo

      Excluir
  10. Olá Camila,

    amei o texto! Você escreve super bem! E concordo que uma pessoa de verdade encara os desafios e não desiste do relacionamento. Você não poderia ter dado conselho melhor para sua amiga...

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  11. "Amor se faz ancora para você descansar, amor te suporta naqueles dias difíceis em que nem sua mãe faria isso. Amor te liberta de você mesmo." Lindo, Cami <3
    Eu já passei por uma fase assim. Depois de tanto quebrar a cara, eu só pensava que nada ia dar certo e que não queria me apegar a ninguém. Queria ser a sem carinho, a que pega e não se apega. Sempre pensava que me deixar ser feliz com alguém seria impossível. Aí apareceu o meu moço e acabou mudando isso em mim, quando eu menos esperava. Agora eu estou me tornando a mocinha apaixonada, chorona... quem eu nem pensava que poderia ser algum dia. E é tão bom, sabe? Ter alguém ali pra te servir de âncora. É a melhor coisa do mundo. Quando a gente resolve mergulhar fundo e deixa que a pessoa mergulhe com a gente, não tem nada que pague <3 Agora percebi que não é porque não deu certo antes que não pode dar certo agora. Temos que arriscar e se deixar levar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há que bom poder esse comentário Mari, me faz sentir que existem milhares de pessoas como o moço querendo cuidar e amar quem já foi machucado e maltratado.
      Beijão e felicidades.

      Excluir
  12. "seu péssimo gosto musical", que tiro no peito, termina qualquer relacionamento. Brincadeira!
    O seu texto, como o outro que eu li, é excelente.
    O que eu pude ver e entender, e que pessoas machucadas costumam desconfiar mais e sempre tenta manter distancia. Esquecendo que, situações assim, são sempre prováveis de acontecer. Então, é melhor todos estarem preparados.
    Gosto muito do jeito que você escrever, é maravilhoso. Parabéns!
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente podem acontecer, mas se amar o peito pra que elas aconteçam acaba se privando de ser feliz de verdade.
      Fico feliz que esteja gostando.
      Beijo

      Excluir
  13. Que coisa mais linda ♥
    Tava precisando ler isso, sabia? Acho que tô no mesmo barco que a sua amiga. Obrigada por isso!
    Bjs
    Meu brógui <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse texto ajude tanto ela quanto você Carol. ♥
      Beijo

      Excluir
  14. Olá Flor

    Tudo bem?

    Que maravilhoso! Vivi algo semelhante a você e acredito que mesmo hoje, tenho medo de ser feliz de me entregar, pois tive a mesma doença que muitas pessoas por ai! E como você mesmo mencionou depois que a gente quebra a cara, nos usamos a auto defesa com medo de se machucar de novo, mas meu moço também tem paciência como seu, ele sabe esperar me entender e nunca desistir e acredito que este seja motivo que esta me fazendo acreditar cada dia mais! A gente sempre acredita que erro e novo,mas uma hora a gente acorda e percebe quem estava errado no final! Simplesmente amei seu texto e você esta completamente certa! Espero que muitas pessoas possam lelo! Se tiber algum jeito vou compartilhá-lo pois você falou fundo e amei isso! E sendo assim lhe desejo melhor da vida mesmo sem ter conhecer, que você seja feliz que seja amada e continue a lutar mesmo que queria desistir você sera feliz.
    Beijinhos
    Seguindo pois amei <3
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais cheio de amor gente.
      Obrigada e espero que seu coração também esteja ancorada em terra firme viu. ♥
      Beijo

      Excluir
  15. Belo texto, estou apaixonada. Fiquei até sem palavras... Acho que todos passam por isso um dia, cada um da sua maneira mas enfim. Preciso mostrar esse texto pro meu namorado, ele foi e é exatamente esse cara que fica.

    Beijos,
    Natália.
    http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra sim, vale apena agradecer de todas as formas quem nos salvou de nós mesmos.
      Beijo e felicidades

      Excluir
  16. Olá :)
    Amei o texto, realmente amar de verdade não abandona e só quem tem o coração sabe o que é de fato sofrer!
    Adorei ler e com certeza voltarei sempre no blog!
    Beijão,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz, e volte sempre que desejar.
      Beijo

      Excluir
  17. "Olhe para os lados e rema quem é ancora vai te encontrar."

    Para quê comentar mais alguma coisa quando o que disseste já foi sublime? Especialmente esse final.
    Vou tentar passar por este porto mais vezes, e deixar que a minha âncora descanse.

    Um Abraço!

    • Site • Facebook • Instagram • Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há fico muito feliz em ler isso Sofia.
      Beijo

      Excluir
  18. Ler esse texto e deixar a lagrima rolar, sinto que foi escrito pra mim e é bom se sentir abraçada. Já estive doente assim e sem forças para lutar, graças a Deus conheci um anjo um anjo para me restar e consegui me reerguer. Não esqueço o tanto que sofri com meu primeiro amor, mas levo como aprendizado; jamais irei desistir de ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que essa fase ruim passou e que encontrou alguém que te cuidou Marcela.
      Beijo

      Excluir
  19. Adorei! <3 É um pouco também do que eu tentei falar na última crônica que publiquei. Nós mesmos nos sabotamos, por conta das experiências ruins que tivemos no passado. Ai quando acontece algo bacana, quando alguém aparece querendo nos fazer felizes, nós não enxergamos isso. Amei o texto <3 Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Le, depois que escrevi fiquei pensando no seu.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijo

      Excluir
  20. Infelizmente estou ficando doente também.
    Acredito no tempo e no amor, só eles são capazes de se tornarem aquele remédio porreta para ser a sua cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não se deixe abater por muito tempo, lembre-se que sempre haverá outros sorrisos para te encantar.
      Beijo

      Excluir
  21. AAah a quanto tempo não venho aqui, e chego já levando esse tapa na cara rsrss Não tenho muito o que dizer, esse texto vai ficar salvo aqui pra que todas as vezes que meus medos falem mais alto e eu me pegue me auto sabotando eu crie vergonha na cara rsrss. Você escreve maravilhosamente bem e eu não deveria ter ficado tanto tempo sem aparecer por aqui ...Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há seu lindo, estava com saudades mesmo viu.
      E tem coisas que é bom a gente guardar pra não esquecer né.
      Beijo

      Excluir
  22. Que blog maravilhoso! Pura poesia... lindo! Me identifiquei muito com essa crônica. Realmente muitas pessoas estão sofrendo com o coração despedaçado por babacas que não souberam lidar com momentos difíceis. Aii que vemos quem realmente vale estar do nosso lado.
    Passa lá no blog também!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paloma quem é de verdade fica.
      Beijo linda

      Excluir
  23. "mas o amor não cansa...", lindo texto e quanta sabedoria nessas palavras, né? Que todos encontrem logo a 'cura" para essa doença logo, rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há morro quando você aparece aqui. Aparece sempre?! ♥
      Beijo

      Excluir
  24. Oi Camila!
    Primeira vez por aqui, seu texto ficou lindo demais! <3
    E foi muito verdadeiro, concordo com sua posição sobre as pessoas que se desiludem com o amor.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Camila! Tudo bem? Menina, você é muito sábia, sabia? Adorei o texto e concordo com tudo que você falou! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Minha nossa, que texto lindo <3 Também tenho essa doença, mas estou remando mesmo assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cure, e aproveite pra ser a ancora de alguém.
      Beijo

      Excluir
  27. "O amor te liberta de você mesmo" AMEI ESSA FRASE QUE É PURA VERDADE!
    Lindo demais seu texto, me identifiquei pois no começo do meu namoro atual eu auto me sabotava, pois tinha medo de encontrar a felicidade e perde-la.


    Participe do sorteio de livro no blog: http://goo.gl/i03FzM

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que agora já deixou alguém te cuidar de novo Rebeca.
      Beijo

      Excluir
  28. O amor veio para libertar mesmo...
    Se machucar, ter medo e se recolher faz parte do processo para aprender isso.

    http://yellowevershine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor é liberdade essa é a palavra né.
      Beijo

      Excluir
  29. Oii Camila, tudo bom?
    Eu acho que se não deu certo com o primeiro é porque não era pra ser mesmo. Penso que você tinha que sofrer um pouco e se tornar um pouco mais desconfiada pra vir alguém e lhe mostrar que o verdadeiro amor não desiste facilmente. E fico muito feliz que depois de tudo você tenha aprendido a confiar de novo e encontrado alguém em que possa verdadeiramente confiar.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, hoje vejo tudo como preparação, mas é difícil né quando se está passando enxergar as coisas com clareza.
      Aprendi sim. ♥
      Beijo

      Excluir
  30. Oi Camila! Tudo bem?
    Você disso tudo nesse post e concordo com você. Quem ama fica, mesmo que o tempo esteja escuro.
    Parabéns pelo texto e feliz 2016.
    Obrigada pela visita lá no blog, já estou seguindo ^^
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Homem/mulher de verdade não foge porque ficou difícil, porque virou rotina, porque o tempo encurtou, porque choveu mais que fez sol, porque se feriu, porque quebrou. Quem é de verdade fica mesmo quando tem todos os motivos para ir embora ♥♥♥
    Que amor esse texto, li na melhor hora da minha vida. Seus textos são lindos. :)
    Um abraço,
    http://juliet-in-crisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ele tenha encontrado o momento certo na sua vida.
      Beijo moça

      Excluir
  32. "Quem é de verdade fica mesmo quando tem todos os motivos para ir embora." Que texto é esse, Camila? Ficou tão tão lindo! Nada diferente dos outros.
    Pessoas que escolhem ficar, são raras hoje em dia..
    Bejão!
    Sentimentos Apurados ♥ (Vai rolar um projeto de fotografia, da uma olhada se te interessar!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas elas existem só estão espalhadas por aí. Por isso precisamos compartilhar quando uma delas aparece em nossas vidas, que é para os outros não desacreditarem no amor.
      Beijo

      Excluir
  33. Que forte! Cheio de verdades. Posso dizer que no momento o medo de me jogar num relacionamento e me ferrar me paralisa, mas é uma fase, logo passa.
    Não é a primeira vez e nem será a última.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa sim, por maior que seja a chuva o sol sempre aparece.
      Beijo Ariana

      Excluir
  34. Oi Camila!
    Que texto maravilhoso! Quem nunca passou por isso, não?
    Felizmente agora eu tenho alguém que me aguenta mesmo quando estou com fome (e olha que eu fico muito insuportável com fome).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  35. Olá Camila!
    O texto é muito lindo, também já passei por isso e foi muito difícil passar por uma desilusão amorosa. A verdade é que o problema não é com a gente e sim com essas pessoas que insistem iludir as outras, o que foi no meu caso. Mas é muito bom acreditar de novo e dar mais um chance ao amor. Ainda não encontrei " o cara" , mas ando muito esperançosa. Amei o seu desabafo, um grande beijo,

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora sua linda, espero que a esperança ande de mãos dadas com você e te leve por aí. Uma hora você esbarra em quem também está a sua procura.
      Beijo

      Excluir
  36. Lindolindo, Camila!
    Muita gente precisa ler isso mesmo. Pensei numa amiga que passou por isso há pouco tempo, nossa o cara terminou assim "do nada" mas é fato ele não amou de verdade senão permaneceria!
    Um abraço, querida!
    Que Deus te dê um ano novo cheio de bençãos e de permanências do que te faz bem! :*
    D'cifrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há Deise sua linda, bom te ver por aqui novamente.
      Então manda pra ela, quem sabe isso não a ajude.
      Beijo

      Excluir
  37. Moça, que texto maravilhoso é esse???
    Eu amei, mesmo de verdade, parabéns viu.

    ResponderExcluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥