s Te conto Poesia: RESENHA | AMOR AMARGO

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

RESENHA | AMOR AMARGO

Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.Até Cole aparecer.Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.
Autor: Jennifer Brown                 Edição: 2015 
Editora: Gutemberg                   Páginas: 256
Gênero: New Adult                    Nota: 5/5
Desde o dia que vi a Pam Gonçalves falando desse livro eu simplesmente fiquei desesperada para poder lê-lo, acontece que já estava com algumas leituras atrasadas e quando fui ver o preço desse livro quase cai para trás, não sei se já perceberam mas os livros da Gutemberg costumam ser um pouco acima da faixa normal. No começo desse mês fui passear no shopping com um casal de amigos meu e do moço, e ela é viciada em livros assim como eu, resumindo quase levamos a Saraiva inteira, só não rolou por pequenos detalhes, se é que me entendem. Então a linda da minha amiga me presenteou com um livro, e pediu para eu escolher, na hora me veio Amor Amargo na cabeça, e posso falar? Nunca um livro deu tanto trabalho para ser achado. Pra resumir esse foi o melhor presente que ganhei nos últimos tempos, obrigada Tatu
Em Amor Amargo somos apresentados a Alexandra, mas conhecida como Alex. Ela mora com o pai que não é presente e nunca termina uma conversa, e com a irmã Célia mais nova que é um tanto egocêntrica, a irmã mais velha de Alex se chama Shannin e mora em outra cidade.
Alex é uma adolescente muito fechada, a morte inexplicável de sua mãe quando ela tinha oito anos a deixa com um sentimento de solidão profunda, e como o pai nunca fala sobre o que aconteceu ou o porque a mãe dela morreu em um acidente de carro indo para o Colorado Alex resolve que quando acabasse o ensino médio iria finalmente descobrir o porque sua mãe estava fugindo do pai, das irmãs, dela, da própria vida.
Ela também tem dois grandes amigos Zack e Bethany desde da época do ocorrido com sua mãe eles são inseparáveis, o pai de Zack diz que eles são o monstro de três cabeças. E o plano de ir para o Colorado virou a grande viajem dos três.
Alex trabalha em uma lanchonete perto do colégio, e sua gerente Georgia é o mais próximo que ela teve de uma mãe. Ela também da aula de reforço para alunos que não vão bem, e é dessa forma que ela conhece Cole o novo aluno do colégio e jogador de basquete. Eles se dão bem logo de cara, mas como Alex é muito tímida acha que o rapaz nunca se interessaria por ela. No entanto ele parece corresponder aos sentimentos da moça, e com o decorrer da história eles começam a namorar. Alex gosta de escrever, mas não tem coragem de mostrar seus versos as outras pessoas, mas com Cole tudo é diferente ela não tem medo. Como já era de se esperar durante o namoro Alex perde um pouco do contato com Zack e Bethany, mas ainda são amigos e Cole é um verdadeiro príncipe.
Conforme a história vai caminhando Cole começa a demonstrar sinais de que não é tão encantador e gentil assim, a primeira vez que saem os quatros juntos ele é um grosso e maltrata os amigos de Alex, e durante o trajeto ele aperta de leve os joelhos dela, o que a faz sentir um pouco de dor. E é depois desse episodio que tudo começa a mudar.
Ela começa perceber atitudes estranhas no namorado, mas vive perdoando porque o ama demais, e por se sentir sozinha e abandona vê nele uma tabua de salvação.
Agora queria falar um pouco da aflição que senti a cada página que lia depois do primeiro fato ocorrido de abuso. Minha primeira reação foi pensar "nossa que garota burra, se fosse comigo isso jamais aconteceria", mas é aí que esta a grande sacada da maravilhosa Jennifer Brown ela faz você entrar na pele da personagem. Eu me vi sentindo aquele misto de confusão e culpa que a Alex sentia toda vez que estava com Cole. Ela estava tão apaixonada por ele que se auto culpava pelas coisas horríveis que ele cometia com ela e com os outros. Quando foi chegando no final do livro juro que a angustia era tanto no meu peito que pensei em abandonar a leitura, é como se a cada página você fosse ficando sem ar.
Você vê a vítima se colocando no lugar do culpado, se punindo simplesmente por existir, é uma sensação horrível. Ao mesmo tempo a autora conseguiu que isso não ficasse massante, ela teve toda uma pesquisa pra falar sobre esse assunto que é tão necessário em uma época onde a mulher tem ganhado cada vez mais voz, essa história veio como tiro certeiro.
A capa do livro é linda e retrata fielmente tudo que está escrito nele, a diagramação é perfeita, a revisão também está impecável. E nas últimas páginas a autora colocou algumas perguntas sobre abuso, tanto para saber se você está em um relacionamento abusivo, como para ajudar alguém que você pense estar sofrendo.
Apesar do tema ser forte considero extremamente importante. Eu indicaria para todas adolescentes a leitura de Amor Amargo, não somente para elas, mas para todas mulheres.
Por último queria deixar um vídeo que muitas mulheres já viram que fala sobre relacionamento abusivo de uma maneira bem simples.
E você já leu? O que achou, me conta.


34 comentários:

  1. Que lindo esse livro, amei a resenha e quero muito comprar ele 😻. Parabéns seu blog é super lindo.

    Estendo o convite para ver meu blog também
    Www.mecontapessoas.com obrigada, um beijo moça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito lindo mesmo.
      Compra sim e depois me conta o que achou.
      Um beijo

      Excluir
  2. Caraaaaca, tô passada :O
    Primeiro entro aqui e acho um blog liiindo, que ameei (já estou seguindo *-*)
    Depois me deparo com essa resenha que me deixou até arrepiada! Nunca tinha procurado saber sobre esse livro, e já estou indo adicionar a minha listinha de desejados. Fotos lindas!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há obrigada Mari, fico muito feliz em saber que gostou desse cantinho e seja bem vinda moça. ♥
      E sim esse livro é tão maravilhoso assim como a Lista Negra só posso dizer que a Jennifer Brown arrasa com meu coração a cada novo livro.
      Espero que goste da leitura.
      Um beijo

      Excluir
  3. Tô doida por esse livro. Está na minha lista há um tempinho já. Amei a resenha.
    Bjooos
    (Ocorreu um erro no outro comentário, kkkkk por isso, olha eu aqui de novo.)
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga lê-lo porque realmente a leitura vale apena.
      Um beijo moça.♥

      Excluir
  4. supeeeeeeeeeer curti <3

    Poderia dar uma ajudinha?
    http://lidianemathos.blogspot.com.br/2015/12/projetos.html

    ResponderExcluir
  5. Geente, nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas já vai pra minha sugestão de presente do amigo secreto! hahaha Muito legal ter uma história que aborde esse tema. Acho que vou sofrer lendo ele. Me deu uma dorzinha só de ver o passarinho preso na capa. :/ Mas acho super necessário esse tipo de leitura. Amei a resenha. <3

    http://desapegomental.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me senti igual ao passarinho Jonara, e nunca mais irei pensar que a pessoa está nessa situação porque quer, somente se colocando na pele da pessoa para entender o quanto é difícil enxergar e ter forças para sair disso.
      Beijo

      Excluir
  6. Amei o blog, a postagem, a resenha e o livro, parabéns. Estou morrendo de vontade de comprar esse livro e le, irei procurar. Sucesso, e ganhou uma inscrita e leitora.
    http://umagarotasemdestino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o comentário e que amou a resenha, e o blog e que agora faz parte dessa família linda aqui do TCP, seja bem vinda.
      E se ler me conta o que achou.
      Um beijo

      Excluir
  7. Sua resenha realmente me deixou encantado pelo livro, ele tem aquela cara de ser um livro que vai tirar vários suspiros de ansiedade de dentro de você. Me deixou muito afim de ler a obra, comprarei o mais breve que puder.

    Beijos e fica com Deus.
    Www.ancoradepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha fico muito feliz em saber que minha resenha conseguiu despertar esse desejo em você porque ele foi um dos melhores livros que li esse ano.
      Um beijo moço.

      Excluir
  8. Mds. Fiquei louca para ler esse livro! A capa é muito linda, mas dá um aperto no coração tudo que ela nos remete. A história parece ser muito boa, ainda mais com um tema desses!

    http://doisjeitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vi, quando vi do que se tratava eu já esperava que eu fosse ficar mexida, mas não sabia que seria tanto.
      Espero que goste tanto quanto gostei.
      Um beijo

      Excluir
  9. Uaaaaau! Juro que já tinha visto essa capa, e sempre pensei que era algo como um romance policial hahha (brisei pouco)
    Mas nossa, agora que você contou sobre ele, fiquei impressionada e curiossíma pra ler!
    Ainda mais porque trata de relacionamento abusivo, e esse assunto precisa MUUUUITO ser falado.
    Wishlist de 2016 lá vamos nós hahhah
    um beijo,
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee fico tão feliz quando alguém adiciona o livro que amo a sua listinha também. E concordo contigo cada vez mais temos que falar sobre esses temas que até pouco tempo não era falado, ou então ignorado.
      Um beijo

      Excluir
  10. Genteeeee, como assim? Pela capa e nome eu jurava que era um daqueles amores impossíveis. Agora descubro que é sobre relacionamento abusivo e simplesmente PRE-CI-SO. Até hoje não conhecia nenhum livro com essa temática, o que é ruim porque quase não se vemos debates sobre esse assunto por aí.
    Sua resenha ficou maravilhosa! Jout Jout <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Meiri percebi que muita gente nunca ouviu falar sobre esse livro. Espero que aos poucos isso mude.
      Compra sim e quando ler me conta o que achou.
      E obrigada fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijo

      Excluir
  11. E não é que agora fiquei com vontade de ler por causa do assunto?
    As fotos ficaram maravilhosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é maravilhosa. Fico feliz que tenha gostado das fotos.
      Beijo

      Excluir
  12. Sua resenha foi ótima, jurava que Cole seria como um príncipe encantado na vida de Alex, mais acho que as coisas vão mudar, fiquei bem curiosa para ler, seu blog é lindo.
    Com carinho, Lia.
    http:my enchanted tale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thalia o Cole foi lindo no começo, mas depois mostrou quem realmente ele era.
      Espero que goste da leitura.
      Beijo

      Excluir
  13. Eu também quero ler esse livro por motivos de: Pam. Ela falou desse livro e eu fiquei louca mas como você disse, o preço é de cair pra trás. Vou tentar alguma troquinha no skoob ou uma promoção mas é o livro que está no topo da lista.

    Eu sempre fui esse tipo de pessoa que fala: nossa como a mulher fica num relacionamento abusivo? Se fosse eu já teria ido embora, deve estar assim porque gosta de apanhar e coisas do tipo mas hoje eu vejo que não é bem assim. Vejo que muitas mulheres tem medo dos abusos que sofrem, outras tem medo porque tem filhos e não querem que eles sofram, outras tem medo de ameaças ou vergonha de contar para a família e tudo isso é problemático demais. E é por isso que eu quero ler o livro para saber mais sobre o assunto e ver como vai terminar. Também vai servir para abrir a minha mente e tomar conhecimento de que coisas horríveis assim acontecem o tempo todo. :(

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava assim Bia. Mas como eu disse, após ler esse livro meu pensamento tinha que ser outro.
      Espero que consiga, vale muito a leitura é incrível.
      Um beijo

      Excluir
  14. Comecei a ler a resenha e pensei "CARACA, UMA AVENTURA", mas aí deu uma reviravolta tremenda. Que angustiante... preciso ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Amanda como eu assisti o que a Pam falou dele eu meio que já esperava do que ae tratava, mas foi mil vez mais do que imaginei.
      Beijo

      Excluir
  15. Tô louca demais pra ler esse livroo! Já tava esperando sua resenha hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente eu recomendo para todas as pessoas Irianne, e obrigada pelo carinho.
      Um beijo

      Excluir
  16. esse livro está a minha estante desde o final do ano passado, estou criando coragem pra ler, porque sei que ficarei agoniada durante a leitura rs
    mas a sua resenha me fez criar um pouco de coragem, porque eu realmente preciso ler esse livro! <3
    beijos, Luiza
    ecletismo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu...
      Também tive que preparar meu psicológico para essa leitura, mas confesso que valeu muito.
      Espero que goste tanto quanto o eu.
      Beijo

      Excluir
  17. Acredito que, quando vemos relatos de um relacionamento abusivo, a primeira coisa que passa em nossa cabeça é: se fosse comigo, não aconteceria... como ela aceita isso? E esse é o ponto, a vítima não percebe, ou, se percebe, acha que pode contornar a situação.
    Li esse ano um livro que aborda um pouco sobre isso também, o nome é Pequenas Grandes Mentiras. Não é centrado nisso como Amor Amargo, mas uma das três protagonistas passa por essa situação. Consegui entrar na cabeça dela e ver seu lado da história, assim como Jennifer Brown fez com você nesse livro.
    Dizem que ele é meio duro nesse sentido e eu imagino que vá passar muita raiva lendo hahahaha. Parece uma ótima leitura.
    Você encerrou sua resenha lindamente com esse vídeo maravilhoso da Júlia ♥


    Conhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de nossos amigos blogueiros :D
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar desse livro, mas não sabia que também abordava um tema como esse, vou adiciona-lo a minha lista.
      Feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijo

      Excluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥