16 outubro 2015

RESENHA: SURPREENDENTE!

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio Cacau de Ouro. O problema: não ter ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo...

Autor: Maurício Gomyde             Edição: 2015
Editora: Intrínseca                       Páginas: 265
Gênero: Romance                         Nota: 5/5 Estrelas

Surpreendente conta a história de Pedro recém formado na faculdade de cinema que mora com os pais em um bairro de classe alta. Seu pai atualmente é dono e chef de um restaurante e em suas horas vaga Pedro o ajuda como garçom e essa é uma das muitas funções e trabalho que o jovem possuí. Ele também trabalha no subsolo de uma lanchonete com o último cineclube da cidade de São Paulo que ainda funciona, seu outro emprego é uma locadora na periferia, coisa que sua mãe desaprova.

Pedro tem uma doença degenerativa em seus olhos, que em tese o faria perder sua visão, mas aos 20 anos por um milagre sua doença estagnou e ele ainda possuía 70% da visão central o que para ele já era muito. E como se considerava uma aberração boa da natureza tratou de implantar um sistema que visava ver o lado bom de todas as coisas, ele chamava de plantar sementes. E como a única coisa que ele sabia e amava profundamente era o cinema, sua função na vida era o cinema felicidade.

No cine clube as coisas não andavam muito boas para o seu lado, afinal na cessões não apareciam muitas pessoas e a dona do estabelecimento vivia ameaçando de fechar e no lugar abrir um barzinho, mas Pedro sempre contornava a situação com ajuda de Mayla a sobrinha da dona, que amava o entusiamos do rapaz. Nesse mês local Pedro acaba conhecendo Cristal ruiva, olhos verdes, e sua mais nova paixonite, ele também um amigo chamado Fit que o ajuda em seus filmes.

Pedro após uma briga no bar do pai começa a perceber que há algo estranho com sua visão, mas como leva um soco no rosto acredita que seja por causa disso, pouco tempo depois ele é surpreendido com outro acontecimento que o faz decidir fazer uma viagem inesperada a casa de sua avó no interior. Essa viagem envolve um mistério e um colar de olho grego que sua avó prometeu revelar quando fosse chegado o momento. Ele chama Fit e quando estão partindo percebem que Mayla e Cristal também vão, e assim parte os quatros amigo dentro de um carro velho a procura de algo que eles ainda desconhecem.

Assim que vi a capa desse livro sabia que precisava lê-lo. E só posso confirmar que o nome Surpreendente faz jus ao significado central do livro. Apesar de ter o famoso romance água com açúcar eu diria que a história principal é sobre amizade, descobertas, aceitação, sobre acreditar nas pessoas, sobre esperança sobre .
A leitura é de uma leveza encantadora, embora Pedro seja o personagem principal o autor conseguiu dar vida e sentido a todos os outros. 
Quando chegou nas últimas páginas chorei em alguns momentos não de tristeza, mas pela sutileza e o desenrolar dos fatos.

Os capítulos são curtinhos o que torna a leitura dinâmica, a letra tem um tamanho ideal, não percebi nem um erro de edição. A estrutura inteira do livro foi incrivelmente bem feita. A vontade era de tirar foto do livro todo só para terem noção do quanto ele é lindo. Por isso e por toda a história surpreendente esse livro ganhou cinco estrelas e meu coração.

Se quiser saber mais entre no site sobre o livro  clique aqui.

Alguém já leu? O que achou?

19 comentários:

  1. Esse livro me chamou a atenção desde que o vi nos lançamentos da editora. Além de ter um conteúdo muito instigante, achei de um bom gosto incrível a capa. Sua resenha me deixou bem mais empolgada pra ler. :D

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha que bom que a resenha te animou. Sou daquelas que quando ler um livro bom quer compartilhar com o mundo inteiro rs.
      Beijo ♥

      Excluir
  2. Acredito que esse livro seja uma delícia para ler. Já o vi nas livrarias e morro de vontade de comprá-lo, mas me falta tempo para lê-lo, então vou tentar esperar mais um tantinho aiueuahe. O conteúdo, a história em si, também me parece muito bem elaborada. Sua resenha ficou ótima ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Kelly a leitura dele é uma delícia super levinha.
      E obrigada.
      Beijo ♥

      Excluir
  3. Que resenha incrível, fiquei com vontade de ler, com certeza vou colocar na lista!! Adorei seu blog, tô seguindo em todos os lugares pra não perder mais nada rs =) Super beijo...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não tinha a mínima vontade de ler esse livro, achei a capa feia. Mas já que você falou que é um livro surpreendente, vou acreditar! Darei chance a ele. Precisamos dar mais chances à autores nacionais. *-* AMEI suas fotos!

      http://ldeluiza.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Então Luiza eu também era assim, não curtia ler autores nacionais, mas ultimamente tenho ficado bem satisfeita com os livros que tenho visto.
      Da uma chance sim, você vai amar (eu acho rs).
      E que bom que gostou das fotos. :)

      Excluir
  5. Primeiro: adoro como você tira as fotos dos livros ahaha, não sei se já te falei u.u
    Muita vontade de ler, que amor. Capa linda mesmo. E nome incrível <3
    Adorei a resenha, Cami. Um beijo

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ainda não tinha falado, mas fico muito feliz em saber.
      Nossa eu me apaixonei pela leitura perdidamente Beca.
      Beijo linda. ♥

      Excluir
  6. Já vi muitos book hauls com esse livro *-*
    É simplesmente uma coisa linda a capa, o marcador, tudo, estão de parabéns pela diagramação :3
    Adorei a resenha, é um livro que faz a gente pensar..
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna.
      Ele realmente nos faz pensar sobre a vida e o que estamos fazendo com ela né?!
      Beijo♥

      Excluir
  7. Eu sabia que você ia gostar dele! Assim que recebi eu já fiquei com uma vontade gigante de ler, mas como tinha algumas leituras mais atrasadas - e os mil trabalhos da faculdade que ainda estou fazendo - resolvi esperar um pouco para iniciar a leitura. Ainda esta semana eu termino, mas amei a sua resenha! A história parece ser água com açúcar mesmo, porém cheia de humanidade e lições valiosas, como você mesma disse. Confesso que me lembra vagamente aquele outro livro, Extraordinário. Que bom que gostou! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha Le eu simplesmente amei ele.
      E é verdade lembra um pouco o Extraordinário.
      Beijo

      Excluir
  8. Confesso que devo começar a dar mais chance aos autores nacionais, ultimamente só vejo resenhas positivas.
    A capa me lembrou um pouco "O Extraordinário" e a sinopse também, hehe, mas coloquei na minha listinha de desejos.

    PS.: Amei as fotos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há você é a segunda que falou sobre isso hoje rs.
      Ele me conquistou muito.
      E obrigada.
      Beijo

      Excluir
  9. Não tinha ligado muito pra esse livro, mas depois de ver tantas resenhas positivas fiquei curiosa. Beijo, Camila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati não me canso de dizer que amei demais esse livro.

      Excluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥