23 outubro 2015

RESENHA: EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER


Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.
Autor: Jesse Andrews        Edição: 2015
Editora: Rocco                   Páginas: 288
Gênero: Young Adult         Nota: 4/5 Estrelas
Eu, Você E A Garota Que Vai Morrer, é um livro escrito em primeira pessoa pelo próprio protagonista o jovem Greg Gaines, apaixonado por filmes antigos e com um gosto peculiar para amigos. Ele é o típico adolescente que passa despercebido por todos e esse era o seu maior plano de sucesso. Para não ter sua vida estragada ele faz a famosa "boa vizinhança" com todos os outros alunos, mas não se envolve profundamente com nenhum grupo justamente para não ser notado.
O único amigo se é que podemos chama-lo assim é Earl um adolescente baixinho, briguento e com uma família terrivelmente desestruturada. Eles dividem o gosto por filmes antigos, e juntos criaram alguns filmes secretos.
Greg levava uma vida basicamente normal na cabeça dele, até sua mãe resolver destruir tudo. Rachel uma garota qualquer do colégio estava com Leucemia e a mãe de Greg acha que a garota precisa de amigos, por isso choraminga pro filho que faça amizade com a garota, e só o deixa em paz quando ele liga pra ela.
Agora é a parte que você deve estar pesando que esse livro se parece muito com o queridinho A Culpa É Das Estrelas, mas não. Esse livro definitivamente não tem nada haver com ACED, talvez o único ponto que se possa comparar é que Rachel assim como Hazel não quer que as pessoas sintam pena dela por causa da doença, e apenas isso.
Greg vai a casa da garota para tentar anima-la de alguma forma, mas suas tentativas são todas fracassadas até ele mostrar seu lado cômico, ela logo se vê gargalhando e fazendo barulhos estranhos, e assim os dois começam uma possível amizade, ou recomeçam já que ambos já fizeram parte do passado um do outro.
De repente Greg e Earl se vê planejando um filme para Rachel como ideia de uma garota que ele tem uma quedinha, são inúmeras tentativas para fazer algo que a deixe feliz no estagio final da doença.
O que mais gostei nesse livro além dele ser contado em primeira pessoa, é Greg ser debochado ao ponto de dizer que você não deveria definitivamente ler o livro, a história é o mais real possível, são adolescentes sendo adolescentes, não tem romantismo de encher os olhos e nem falas complicadas ou bem pensadas para encantar o leitor, é como se realmente um adolescente estivesse narrando o fato de ter sérios problemas com relacionamentos. 
O que me fez não dar cinco estrelas foi o fato apesar de ter gostado da realidade dos personagens o fato de haver inúmeros palavrão me deixou um pouco desencantada com a leitura, mas segui firme até o final.
O livro fala sobre amizade, sobre fracassos, tentativas, conquistas, amadurecimento e como fatos inesperados afetam nossas vidas de maneiras irreversíveis e como continuar a viver depois disso.
A leitura flui, e levando em consideração o pouco tempo que tenho para ler diria que consegui acabar rápido.
Eu, Você E A Garota Que Vai Morrer virou adaptação para o cinema, e ganhou os prêmios nas categorias Público e Crítica do Festival Sudance 2015. O livro também rendeu o prêmio ao autor melhor Ficção Para Jovens Adultos da Young Adult Library. Agora vem a notícia triste, ainda não tem previsão para o filme vir para o Brasil, oremos para que aconteça logo. Vou deixar o trailer aqui pra deixar vocês com vontade de ler o livro rs.
E alguém aí já leu? O que achou? Me conta.

22 comentários:

  1. Esse livro deve ser lindo e triste ao mesmo tempo. Sou fã de romances em literatura, dramas me dão uma agonia. Mas pelo que você disse a narração passa outro clima para a história. Me chamou bastante atenção o livro e agora também fiquei no aguardo do filme. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Gabi confesso que fui sentir aquele aperto no peito bem nas últimas paginas quando o final da garota já era esperado. Mas dei algumas risadas depois também.
      Estou ansiosa pelo filme.
      Beijo

      Excluir
  2. Eu gostei muito da resenha, Camila! Cê escreve super bem! :)
    Já vi algumas pessoas falando desse livro, mas por não ser muito o tipo de livro que eu costumo ler, não despertou meu interesse.
    Bêjo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito obrigada Ma.
      Então, pois sei que você gosta dos clássicos né, mas ás vezes é bom fugir um pouco daquilo que estamos acostumados.
      Beijo

      Excluir
  3. Confesso que quando vi a primeira vez sobre esse livro não me chamou a atenção. Depois que vi o filme, percebi o quão incrível está história pode ser. Vendo tua resenha me fez perceber que esse é aquele tipo de livro que vale a pena ser lido.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há que bom que gostou da resenha.
      Eu já fui ao contrário, assim que vi ele quis muito ler, talvez eu tenha até ido com muita expectativa em cima dele, e não foi tudo o que pensei, mas mesmo assim gostei.
      Beijo

      Excluir
  4. Não conheço nem o Livro e nem o Filme e confesso que fiquei curiosa !
    Quero assistir o filme quando lançar aqui porque lê não dá, sou preguiçosa KKK
    Beijos ♡ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahha
      Espero que venha logo então para o Brasil
      Beijo

      Excluir
  5. Eu ainda não li!!! Quero muito ler <3
    Adorei a resenha e as fotos *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há toda vez que vem aqui meu coração fica tão felizinho rs.
      Leia sim ele é um amorzinho.
      Beijo

      Excluir
  6. Faz tempos que tô de olho nesse livro.
    O filme tem no Popcorn Time, mas mesmo tendo a opção de legenda, elas não apareceram e eu acabei desistindo de assistir, hahah

    ResponderExcluir
  7. Me deu vontade de ler, só assusta o final! Mas parece ser beeeeem interessante.
    Indica mais livros Mila <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há Lu não tem como mentir sobre o final ele esta na capa né rs.
      Então da uma olhadinha na tag livros, tem alguns que já indiquei espero que goste.
      Beijo

      Excluir
  8. Oi Camila,

    Quando vi o titulo desse livro achei que os adolescente tentariam matar a menina!
    Parece ser muito legal, ja vou adicionar na minha WishList. Adorei seu blog e sua resenha <3

    Beijos,
    FloreSER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha jura Daria?
      Mas é isso que eu gosto o poder que a leitura tem nos deixar curiosos e até criativos.
      Fico muito feliz que tenha gostado dois moça.
      Beijo

      Excluir
  9. A primeira vez que ouvi falar desse livro não me interessei muito (provavelmente porque a resenha que eu vi era negativa) mas a sua resenha me animou em relação a esse livro, fiquei curiosa!
    Acabei de encontrar o filme para assistir online, acho que vou assistir antes de ler o livro hehehe
    Adorei a resenha!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ouvi algumas críticas, mas resolvi ler porque gosto de ir na contra rs.
      Vou assistir o filme agora rs.
      Beijo

      Excluir
  10. Oieee estou comprando uns livros aqui na net e vim aqui no seu blog pra escolher kkkk amo suas indicações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há Dani sua linda, fiquei toda boba com seu comentário.
      Beijo

      Excluir

Germine aqui um pouco de amor. ♥