terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SOBRE AMAR A PESSOA REFLETIDA NO ESPELHO - PARTE II

Em primeiro lugar queria agradecer a todos que elogiaram minha mudança e dizer o quanto fiquei surpresa com o retorno positivo que meu post teve, claro que eu queria alcançar as pessoas, mas não imaginava que seria tantas. Minha caixa de mensagem no facebook nunca trabalhou tanta em sua vida rs.
Muitas meninas e até alguns meninos me perguntaram dicas de alimentação, de exercícios, truques e afins.
Percebi o tanto de pessoas que se encontram na mesma situação que eu me encontrava, cada mensagem que eu recebia dizendo que a pessoa se identificou em cada linha que escrevi me fez perceber o quanto não conseguimos acreditar em nós mesmo.
Me vi em cada mensagem que recebi também, porque todas as frases e sentimentos que vocês me contaram eu vivi tudo isso.
Olhando meu resultado parece que foi fácil ou que sou mais forte do que vocês, mas acredite não foi e continua não sendo, antes de conseguir eu falhei inúmeras vezes, chorei muitas noites por causa do meu peso, fazia promessas que nunca mais iria exagerar ou comer porcarias e no dia seguinte estava comendo um pacote de biscoito sozinha enchendo a barriga de coca-cola.
O mais difícil nesse processo é se olhar com carinho. É se incomodar com o seu reflexo, e exatamente por isso se amar ao quadrado, porque só nos amando muito conseguimos virar o jogo.
Queria deixar neste post algumas dicas que me ajudaram e espero que ajudem vocês.


Não exija dos outros aquilo que você tem que fazer. 
Um dos meus erros sempre foi acreditar que meu esposo tinha obrigação de me ajudar. Na minha cabeça ele tinha que parar de comer junto comigo. O pior era que eu fazia ele prometer que não iria comprar besteiras para mim, e dias depois chorava, batia o pé e fazia biquinho até ele comprar. O que acontecia depois era que comia até doer a barriga e depois claro me sentia culpada e de quebra culpava ele também. Então liberte-se disso as pessoas por mais vontade de te ajudar elas nadam podem fazer se isso não vir de você.

Coma com qualidade.
O que me ajudou no começo foi ir com calma, se você tirar tudo de uma vez seu organismo pode levar um choque. Por isso vá aos poucos, comece a tirar da sua alimentação aquelas coisas que come com menos frequência assim vai ficando mais fácil. Faça substituições das coisas que já gosta. Eu amava comer bife/frango empanado, e hoje continuo comendo o que mudou foi a maneira de prepara-los, hoje uso farelo de aveia para empanar e ao invés de fritar faço assado. E posso falar? O gosto é muito melhor. Se gosta de biscoitos prefira os integrais agora, não consegue largar o chocolate? Compre os 70% cacau, a reeducação não é para te privar das coisas que gosta, mas fazer escolhas melhores, pense nisso.

Tenha um foco.
Sabe aquele velho hábito que temos de guardar algumas roupas que já ficaram boas na gente e depois de um tempo nem passava nas pernas, mas insistimos em guardar porque acreditamos que um dia ira nos servir de novo? Pois é nunca fui apegada com esse negócio de roupas, mas havia três calças que guardei de épocas diferentes porque tinha desejo de entrar nelas de novo. Então quando comecei a levar a sério minha mudança foquei no meu desejo, e para minha alegria uma das calças que eu queria entrar era de 2009 depois que tive meu primeiro filho hoje ela entra, mas já não me serve porque cai. Depois dela meu objetivo era entrar em uma calça de 2006 que usava na época em que ainda namorava com meu esposo. Esse mês tomei coragem e fui experimentar e sim minha gente ela serviu (glória a Deus por isso).
Então trace uma meta seja com aquela roupa guardada a tempos, ou com uma nova ou qualquer outra coisa que te de um foco. E o principal acredite que você chegará nele.


Não faça a louca da balança.
Um erro muito comum é querer ver resultados imediatos, e ficar se pesando todos os dias. Uma coisa que descobri: a balança mente. Já aconteceu de um dia você está pesando X e no dia seguinte Y? Isso acontece muitas vezes por causa da retenção de líquidos, no caso das mulheres ainda tem o fator da TPM que nos deixa mais inchadas nesse período. Pode acontecer também do ponteiro da balança descer e você não necessariamente estar perdendo peso, não siga dietas do momento ás vezes na balança aparece um resultado positivo, mas você pode estar perdendo músculos e não gordura, por isso tome cuidado.
Meu conselho esqueça a balança e seja amiga da fita métrica.

Permita errar.
Quando vemos o resultado de alguém achamos que a pessoa é super forte e nós somos o fracasso em pessoa, digo isso porque me senti assim milhares de vezes. Quando via minhas amigas emagrecendo me sentia a pior das piores, chorava, me culpava, acreditava que eu era a única que jamais conseguiria alcançar meu objetivo. Durante esse processo de perda de peso não foi diferente, eu queria ver os resultados na primeira semana, tinha preguiça de fazer exercícios, e chorei algumas vezes. Me perguntaram muito se nesse período eu não jaquei, e como sou humana é claro que teve dias que comi coisas que não estavam nos planos, mas a diferença é que agora até minhas "jacadas" eram mais leves, do tipo comer um pedaço de pizza o que antigamente eu comeria quatro de boa. Depois que seu organismo pega o ritmo ele mesmo te mostra que você não precisa de toda aquela comida. E o principal é que eu jacava, mas no outro dia voltava ao foco, e se você falhar assuma a falha, mas não fique se torturando por isso, se punir ao invés de ajudar só irá te atrapalhar.

Pare com as desculpas.
Chega de falar que você é um fraco (a), que nunca irá conseguir, de culpar a pobre da sua tiróide, ou então a sua genética, ou as pessoas em sua volta, pare de culpar a comida, ou porque não tem como fazer academia. Chega de um basta. Deixe de a ser vítima, tome as rédias da situação.

Abuse dos líquidos.
Não preciso dizer que os refrigerantes estão fora né? Junto com eles os sucos de saquinhos e de caixinhas (são ainda mais venenosos). Abuse dos sucos naturais, aproveite que está calor e faça novas combinações, tome chás naturais, se ainda não experimentou o famoso suco detox esse é o momento perfeito e nem pense em torcer o nariz antes de saber qual o gosto ok. E claro o essencial beba 2 litros ou mais de água todos os dias. Manter o corpo hidratado é um santo remédio.

Cerque-se de pessoas que te ajudem.
Não tem coisa pior do que você estar tentando e vir uma "santa" pessoa e diz o quanto você está gorda. Um recado para vocês desse tipo vai lavar uma roupa amiga.
No meu caso eu preferi não comentar com muitas pessoas que estava fazendo reeducação alimentar porque não sei se acontece com vocês, mas toda vez que você se propõe a mudar aparece amigos até do japão pra te tirar do foco com aquela velha frase: mas é só hoje. Não caia nessas ciladas.
Você terá que aprender a viver com essas situações afinal quem mudou é você e não os outros.
Eu contei com o apoio do meu esposo, durante o primeiro mês ele evitou ao máximo de comer coisas que eu gostava, não porque pedi, mas para ajudar, nos dias em que eu estava para baixo querendo chutar o balde ele me fazia enxergar o tanto que já havia conseguido. Tenha ao seu lado pessoas que te apoiam, nessa jornada ter essas pessoas ao seu lado faz toda diferença.
Exercite-se. 
Gente não tem milagre, muitas meninas me perguntaram qual é o segredo e se eu já havia parado com os exercícios e com a reeducação. Se você começar esse processo pensando que depois de atingir seu objetivo poderá voltar a vida de comilança está começando errado, a reeducação é um estilo novo de vida que irá te acompanhar para sempre e os execícios estão inclusos no pacote. Eu não tinha tempo de ir a uma academia, e comecei procurar na internet alguns exercícios para fazer em casa. Encontrei a Queima 48 horas que foi o que me ajudou a eliminar as gorduras, também faço Tae Bo, e Zumba, pulo corda, faço abdominais e agachamentos. Por isso não importa onde você está exercitar-se é fundamental.

Acredite em você.
E por último, mas o mais importante acredite que é capaz não só de emagrecer, mas tudo que quiser. O resultado dos nossos desejos depende exclusivamente do potencial dos nossos esforços,

Bom é isso espero que você consiga entender de uma vez por toda que é capaz sim.
Como recebi muitas mensagens pedindo dicas de receitas eu decidi que vou criar uma tag com as recitas que uso no meu dia a dia. Se ainda tiverem alguma dúvida, deixe nos comentários que eu responderei.

Frase: Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.
P.S: A calça é de 2006, mas não encontrei nenhuma foto com ela, apenas essa de 2008 e já estava começando a engordar.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Germine aqui um pouco de amor. ♥